Audiências no metaverso: uma nova tendência que traz economia de tempo e dinheiro para o Judiciário
Ao longo dos últimos anos, a evolução da tecnologia está garantindo formas mais ágeis de comunicação que afetam cada vez mais as relações humanas. Com o advento de ferramentas como o WhatsApp e redes sociais com recursos diferenciados, têm sido criadas formas de contato e de expressão individual na rede que estabelecem novos padrões para serem seguidos no futuro.
Uma deles é o Metaverso, um espaço virtual compartilhado que pode ser acessado por meio de dispositivos digitais. Esse universo online unifica a simulação virtual com a realidade, trazendo um mundo virtual paralelo no qual as pessoas são representadas por avatares e podem fazer interações, promovendo reuniões e até realizando compras de produtos que só existem no campo virtual. Embora ainda esteja gradativamente se inserindo como uma plataforma viável de comunicação, o Metaverso apresenta um potencial gigantesco para a sociedade.
Primeira audiência de conciliação no Metaverso do país aconteceu na Paraíba
A Justiça Federal da Paraíba promoveu o primeiro teste de uma audiência no Metaverso no país em julho deste ano. Apesar de não envolver um processo real, a iniciativa contou com a mesma base tecnológica que pode ser utilizada em audiências futuras – o que pode ser considerado o passo inicial para que esse sistema efetivamente seja implementado em breve.
A iniciativa, realizada no edifício-sede do órgão, em João Pessoa, simulou a contestação de uma dívida com a Caixa Econômica e ocorreu normalmente, sem a identificação de problemas. Segundo a avaliação da especialista em Direito da Família, Ariadne Maranhão, a nova plataforma virtual é um caminho que vai aprimorar o modo como o Judiciário lida com as demandas, trazendo muitos benefícios.
Ariadne avalia que o Metaverso não representa uma ameaça ao contato “olho no olho” entre advogado e cliente e possibilita muitas vantagens, principalmente na questão do tempo e recursos econômicos investidos na análise dos processos e na estrutura do Judiciário. De acordo com ela, as transformações provocadas pela realidade virtual na sociedade já são uma realidade e serão ainda mais impactantes ao longo dos próximos anos.
“Essa tecnologia só mostra o quanto nós precisamos nos adequar aos novos tempos e como é importante a utilização de novas ferramentas. Que bom que o Judiciário está tomando parte desse movimento e correndo atrás para se adequar a essa nova realidade”, destaca Ariadne.
Para a especialista, o Metaverso é o futuro do Judiciário e pode provocar o final das sedes físicas dos foros especializados, garantindo que as audiências mantenham o mesmo caráter formal na análise de assuntos de relevância.
“Acredito que tudo tende a crescer e vamos ter quase todas as nossas audiências no Metaverso em um futuro não muito distante. Isso coloca em xeque a necessidade de se investir em fóruns, gastando tanto dinheiro da sociedade e pode implicar até nos custos de se manter um processo”, avalia a advogada.
O que diz a lei
A realização de conciliações, através de mecanismos de imersão digital, com amparo da legislação existente.
De acordo com a Lei nº 13.105/2015 do Código de Processo Civil, está autorizada a prática de atos processuais por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real (art. 236, §3º).
O Metaverso pode ser ainda utilizado para depoimento pessoal de partes (art. 386), oitiva de testemunhas (art. 453, §1º) e acareação (art. 461, §2º), arguição de peritos (art. 464, §4º), dentre outras possibilidades.
O escritório Ariadne Maranhão Família e Sucessões está conectado com as novas tendências da tecnologia
O aprimoramento das formas de análise de processos é algo que faz parte dos objetivos do escritório Ariadne Maranhão Família e Sucessões. Comandado por um time qualificado de profissionais especialistas em suas áreas de atuação, o escritório busca constantemente a atualização das ferramentas de contato com os clientes – como a utilização de plataformas e outros mecanismos de interação online – dando um andamento ágil aos processos sem abrir mão de um atendimento cuidadoso e personalizado.
Conheça os serviços do escritório Ariadne Maranhão Família e Sucessões.