Veja o que vai acontecer com a herança da cantora Marília Mendonça
A morte da cantora Marília Mendonça por conta de um acidente aéreo causou comoção em todo o país. Com a situação de falecimento repentino da artista, existem uma série de questionamentos burocráticos que envolvem a transferência do patrimônio para o filho. Nesse caso específico, como a cantora provavelmente não deixou testamento, um inventário deverá ser aberto ao longo dos próximos dois meses para transferir os bens para seu filho, que é o único herdeiro.
A cantora deixou um filho de 1 ano e dois meses que só poderá administrar à herança após completar a maioridade. No momento, pelo que cosnta, a criança está sob os cuidados do pai, o compositor e cantor Murilo Huff, e da avó materna, Ruth Dias, por acordo entre as partes.
Segundo explica a advogada especialista em Direito da Família, Ariadne Maranhão, como Marilia, provavelmente não deixou testamento indicando como Tutor outra pessoa diferente do pai biológico, o pai vai administrar a herança do filho até que ele complete 18 anos.
No entanto, Ariadne Maranhão salienta que a administração da herança não concede acesso irrestrito aos bens, uma vez que é possível que o Ministério Público exija prestação de contas para a garantir que as despesas estão sendo gerenciadas de uma forma adequada pelo detentor da guarda do filho.
A fortuna estimada de Marília Mendonça é de cerca de R$ 500 milhões. Caso se confirme a hipótese dela não ter deixado um testamento prevendo partilha de modo diferente, 100% do seu patrimônio será destinado ao seu filho. No Brasil, o prazo máximo para a conclusão do inventário é de um ano, de acordo com a legislação atual, porém, na prática, se houver alguma dissensão pode levar décadas para terminar.
Veja o que diz a lei
“Art. 1.689. O pai e a mãe, enquanto no exercício do poder familiar: I – são usufrutuários dos bens dos filhos; II – têm a administração dos bens dos filhos menores sob sua autoridade.”
Conheça os serviços da Ariadne Maranhão Família e Sucessões
Com uma extensa atuação reconhecida em todo o mercado ao longo dos últimos 23 anos, o escritório Ariadne Maranhão Família e Sucessões conta com especialistas na área do Direito da Família que possuem todo o conhecimento necessário para lhe ajudar com as mais diversas questões.
Fundado há mais de 20 anos, atualmente o escritório Ariadne Maranhão Família e Sucessões é um dos mais respeitados no país nesse segmento. Com uma equipe de profissionais dedicada a compreender as necessidades de cada cliente em situações desafiadoras a nível emocional, o escritório oferece soluções jurídicas em diversos níveis:
• Consultoria
• Família
• Sucessões
• Direito Internacional Privado
A advogada Ariadne Maranhão é formada em Direito pela Universidade Gama Filho, pós-graduada em Processo Cível pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, pós-graduada em Direito Homoafetivo e de Gênero pelo Instituto Superior de Educação Santa Cecilia e é pós-graduanda em Direito das Famílias e sucessões.